Motherhood Valorisation and Empowerment for professionaldevelopment
Upskilling Pathways (2023-24)
Número do projeto: 101087412, ERASMUS-EDU-2022-PI-FORWARD-LOT3
O MOVE-UP é um projeto que desenvolve um percurso de (re)qualificação e melhoria de competências flexível e de qualidade para as mulheres que dedicam ou dedicaram a maior parte do seu tempo e esforços ao papel de mãe e que necessitam e estão dispostas a (re)integrar formação que facilita a sua inserção no emprego. Esta abordagem oferece a oportunidade de descobrir, avaliar, reconhecer, possivelmente validar e desenvolver as competências que as participantes adquiriram graças à experiência da maternidade, sobretudo através da aprendizagem informal e das atividades diárias. O resultado deste percurso é, portanto, a oportunidade de valorizar estas competências para facilitar a sua participação na formação e no mercado de trabalho.
O projeto centra-se nas competências pessoais, sociais e de aprender a aprender que já provaram ser um motor eficaz para o desenvolvimento de outras competências-chave na aprendizagem ao longo da vida. Estas competências foram selecionadas, juntamente com as competências básicas, porque incluem várias aptidões que as mulheres adquiriram ou desenvolveram ao tornarem-se mães, como melhor adaptação à mudança, lidar com a incerteza, envolvimento e proatividade, gestão de tarefas, resolução de problemas.
Conta com seis parceiros de quatro países: RIDAP e FORMA.Azione (Itália), DIE BERATER (Áustria), Academy of Entrepreneurship (Grécia), APEFA Aprendências (Portugal) e EAEA (Associação Europeia para a Educação de Adultos) e os destinatários do projeto são mães desempregadas ou inativas com baixas qualificações, profissionais no campo da Educação e Formação de Adultos (EFA) e os stakeholders e partes interessadas nas temáticas do projeto.