Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias
8 de setembro é o Dia Internacional da Alfabetização e das Literacias.
Os recentes dados do PIACC (Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos), estudo da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, evidenciam em Portugal, um problema grave de literacia por resolver.
É da nossa responsabilidade, minha e tua, podermos contribuir para o aumento do Bem-Estar e Felicidade das Pessoas, acautelando respostas emancipatórias através de uma participação cívica, crítica e exigente de todas as forças políticas democráticas e dos Governos da República.
É por isso da responsabilidade dos Governos, Central e Regionais, a adoção de políticas públicas, estruturadas e continuadas, disponíveis a todas e todos e em todas as morfologias e geografias, assentes no princípio de equidade e justiça social e coesão territorial.
Para nos consciencializarmos da essência e centralidade desta temática e simultaneamente assinalar esta data, a APEFA convida todos os portugueses, em especial, os atores territoriais e responsáveis das instituições, locais, regionais e nacionais a promover, com atividades lúdico-culturais, a INICIATIVA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS, SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS, SMAL 2025.
Este quadro de fragilidade nacional exige, de toda a comunidade, envolvência e ação, e capacidade de promoção e naturalização da Aprendizagem ao Longo da Vida, como vetor determinante na capacitação das pessoas e dos territórios, e, por conseguinte, de desenvolvimento económico e social dos territórios.
É DESTA FORMA QUE VOS DESINQUIETAMOS.
Também, é desta forma que vos convidamos, no mês de Setembro, a celebrar a Liberdade, Alegria e o prazer de Vermos o Mundo, que é, olharmos ao nosso redor lermos e compreendermo-lo.
Durante o mês de setembro de 2025, a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos-Aprendências recorda, às instituições e organizações de todo o país, continental e insular, a oportunidade de, construtivamente, assinalar a relevância das Literacias como determinante fator indutor de desenvolvimento social e económico, input promotor de Liberdade e Democracia.
Desejamos uma forte adesão de todas as entidades e instituições portuguesas: autarquias, juntas de freguesias, escolas, movimentos associativos, centros qualifica, centros sociais e paroquiais, centros cívicos, empresas, bibliotecas, museus, etc para, de 01 a 30 de setembro, com a diversidade de atores locais, operacionalizar e sinalizar na plataforma, uma atividade tão díspar quanto criativa, como saraus, concertos musicais, teatro ou animações, declamações de poesia por praças e ruas, partilhas de saberes com artesãos referentes de ofícios e artes em risco de extinção perpetuando a memória coletiva, apresentação de livros, cinema, espetáculos musicais, folclóricos e etnográficos, exposições de arte, pintura, fotografia, etc. etc.
SMAL 2025 – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS 2040 – Liberdade, Democracia
SMAL 2024 – Liberdade, desenvolvimento e bem-estar
